Notícias
SenseWall
- 07/02/2011
- Publicado por: aecondeixa
- Categoria: PTE
SenseWall: Universidade de Coimbra apresenta “parede” interactiva multi-toque
A SenseWall é um grande ecrã interactivo desenvolvido em Coimbra. Tão grande que lhe chamam “parede” interactiva. O projecto foi desenvolvido ao longo dos três últimos anos por um grupo de jovens investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e já deu origem a dois produtos, um dos quais criado para a Microsoft Portugal.
Melhor do que explicar, o melhor é ver em http://vimeo.com/8660060. Durante a demonstração é possível ver os jovens investigadores a tocarem, simultaneamente, na superfície que tem 3 metros de comprimento e 1,5 m de altura.
Em comunicado, os investigadores indicam que a fabricação desta “parede” interactiva é um “grande avanço para as tecnologias de interacção multi-toque”.
Deste projecto já resultaram dois produtos: o Touchbloom, uma superfície multi touchtransportável criada para a Microsoft Portugal que a utilizou para a demonstração do Windows 7 e o Puddle of Life, um jogo interactivo sobre a Teoria da Evolução, desenvolvido para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (cuja demonstração pode ser vista aqui: http://vimeo.com/9235692).
Outra característica importante desta nova solução tecnológica é a sua “flexibilidade”. “A SenseWall permite desenhar, a baixo custo, ambientes multisensoriais de grandes dimensões para inúmeras áreas, desde a educação, turismo e serviços até à gestão de mobilidade nos grandes centros urbanos”, sublinham os investigadores Miguel Antunes, Tiago Serra e Tony Gonçalves.
“Ver a nossa sombra ganhar vida, de repente, num processo de interacção em tempo real impressionante, voar pelo globo terrestre, mergulhando no Google Earth, manipular conteúdos multimedia ou mesmo criar música e murais são alguns dos exemplos disponíveis nesta enorme parede tecnológica”, indicam igualmente os responsáveis.
A SenseWall está actualmente instalada no campus do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC para que toda a comunidade académica possa dar asas à sua imaginação e desenvolver novas aplicações interactivas.
Mário Zenha Rela, coordenador da investigação, indicou igualmente em comunicado divulgado pela mesma faculdade que “o que torna este projecto único é a integração, pela primeira vez, de várias tecnologias num único dispositivo de grandes dimensões, proporcionando diferentes tipos de interacção rápida, até aqui dispersos. O resultado da integração de um conjunto alargado de tecnologias como vídeo, som, RFID (identificação por radio frequência), bluetooth, wifi, e outras, representa um grande contributo para a generalização do acesso a novas formas de interacção, uma das mais promissoras áreas da ciência de computação pelo impacto que pode ter na vida quotidiana”.
Últimas Notícias
- Acolhimento: Contatos 23/01/2021
- Informação: Acolhimento na Escola 23/01/2021
- Comunicado: Interrupção das Atidades Letivas 22/01/2021
- Teste Covid-19 nas Escolas 20/01/2021
- Diário de Coimbra: Alunos de Condeixa à Descoberta das Tecnologias 20/01/2021
- Pense Indústria 10/01/2021
- Workshop: O Corpo Humano 04/01/2021
- Natal: Escola Básica N.º 3 23/12/2020
- EB1 Anobra: Concurso de Presépios 19/12/2020
- Workshops sobre os Direitos Humanos 15/12/2020
- Feliz Natal 14/12/2020
- Greve Nacional dos Professores e Educadores 10/12/2020