Notícias
Semana dedicada à Segurança na Internet
- 13/02/2011
- Publicado por: aecondeixa
- Categoria: Biblioteca PTE
Aqui ficam algumas das respostas/sugestões dadas por alunos do Agrupamento, após a actividade elaborada nas Bibliotecas Escolares:
Em resposta ao Alerta 2
“A Ana devia sugerir à amiga que no perfil ela não disponibiliza – se informação privada uma vez que qualquer pessoa pode aceder a essa informação e usar como bem quiser.”
Ricardo 12º C
Situação 4: Regras de conduta na internet.
Bullying é um termo em estrangeiro utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem.
Netiqueta é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras que basicamente se refere ao conjunto de normas de conduta sociais a ter na internet. Estas recomendações servem principalmente para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de conversação, entre outras.
Telmo Gamboa nº 25 12ºB
Opinião
“Andamos na internet porque temos de andar mas somos constantemente espiolhados por adds, cookies, e pior, pelos próprios sites, mesmo que seja para fins estatisticos (a maior parte vai mais longe e tentam criar perfis) que direito têm? Imaginem que as nossas conversas passam a ser escutadas com o argumento de que nos conhecer melhor o zé da esquina pode-nos prestar um melhor serviço. Privacidade na internet? Só com proxys e outros sistemas mais avançados e mesmo assim o utilizador comum não tem hipóteses. A internet é o caldo dos oportunistas que se servem de dados pessoais e confidenciais para ganharem dinheiro, e alguns são hoje em dia firmas de biliões graças aos nossos dados. A comissão europeia faz bem em apertar com a google por causa do google analytics, mas não chega, têm de ir mais longe, sites de rankings, etc.”
Rita Cardoso
Opinião
“Gostei dos vídeos e é bom haver quem se preocupe com a segurança das crianças na internet. Tudo não será demais. Mas o que me preocupa, na verdade, é a inconsciência dos adultos, dos pais. A internet não é segura para as crianças porque elas têm uma grande aptidão e curiosidade para manobrar com os digitais. Porém, poucos são os adultos que percebem que o mundo mudou. Não conseguem dar orientação aos filhos. Estes sentem que os pais não são capazes de entender o que eles podem fazer através da internet. Além disso sentem nos adultos pessoas inadequadas, ultrapassadas. Daí os grandes perigos. Deveriam ser os adultos os portadores de luz, que lhes inspirassem confiança e eles se sentiriam assim protegidos. Estes avanços rápidos cavaram um grande fosso: os adultos ficaram um pouco infantis, e os jovens, privados da experiência são apanhados nas ratoeiras.”
Filipa Santos
A equipa PTE agradece a estes alunos pelos bons contributos.
Últimas Notícias
- Entrevista NO Stress – RTP2 22/07/2022
- Prova de Aptidão Profissional | Curso Profissional de Técnico(a) de Turismo | Calendário 15/07/2022
- Expositium – Peristilos Romanos (Vídeo) 28/06/2022
- Projeto – As Sobras São Diliciosas (1.º C | EB N.º 3) 27/06/2022
- Calendário: Devolução dos Manuais Escolares 23/06/2022
- Articulação Pré Escolar/1º Ciclo: Exploradores digit@is 20/06/2022
- Departamento de Educação Pré-Escolar | EXPOSITIUM 17/06/2022
- DAC | Desenvolvimento Sustentável na Terra 13/06/2022
- Miguel Guedes na Final do Concurso Nacional de Leitura 09/06/2022
- Dia do Patrono: Convite 06/06/2022
- Associação de Pais: Assembleia Geral 03/06/2022
- EB1 Condeixa | Exposição de Artes Visuais 03/06/2022