Notícias
Visita ao jardim botânico e ao museu da ciência
- 18/04/2012
- Publicado por: aecondeixa
- Categoria: CNO
Visita ao jardim botânico e ao museu da ciência
Fundado em 1772 pelo Marquês de Pombal, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra é um dos jardins mais aprazíveis da cidade.
Foi aí o ponto de encontro para a agradável visita guiada que se seguiu, quer ao jardim, quer ao Museu da Ciência, não menos interessante.
Questionando incessantemente o guia, tirando apontamentos ou fotos, as duas dezenas de formandos EFA, bem como alguns simpáticos acompanhantes, sempre sob o olhar atento das agradáveis professoras Ana Simões e Paula Simões, observaram e ouviram importantes explicações sobre aquele vasto património botânico.
Com uma enorme diversidade da flora e paisagens que nos faz lembrar uma floresta encantada, de milhares de árvores, muitas delas centenárias, originárias de áreas fitogeográficas muito diferentes, neste jardim internacionalmente reconhecido, podemos ainda apreciar a famosa coleção de Eucalyptus (51 espécies), o esplendoroso bambuzal, entre muitas outras, bem como duas das estufas existentes, recheadas de vegetação tropical e subtropical.
Como o tempo escasseava, a visita ao jardim ficou por aqui, rumando, pedonalmente, ao Museu da Ciência, onde as duas guias há muito pacientavam.
Chegados ao Laboratorio Chimico, edifício único, representativo da história da Química, iniciámos a visita ao museu, instalado no edifício do antigo Colégio de Jesus, que mostra uma antiga e significativa coleção de instrumentos relacionados com o ensino e a investigação científica, com origem na reforma Pombalina da Universidade.
Seguidamente, e sempre com o apoio de guias, percorremos a exposição que explora o tema da luz e da matéria, a partir dos objectos e instrumentos científicos. Um conjunto de experiências e módulos interactivos possibilitam a observação de fenómenos, desde a experiência de decomposição da luz de Newton até à neurobiologia da visão.
Finalmente, alguns dos renitentes, não obstante a hora tardia e a consequente escassez de tempo, ainda foram visitar o museu de história natural que, diga-se, merece uma visita mais demorada.
Um bem-haja às mentoras destas visitas, não só pela magnífica tarde proporcionada, mas também pelo acesso a mais algum enriquecedor conhecimento.
José Nunes
(Formando do EFA)
![]() |
Últimas Notícias
- Calendário: Devolução dos Manuais Escolares 23/06/2022
- Articulação Pré Escolar/1º Ciclo: Exploradores digit@is 20/06/2022
- Departamento de Educação Pré-Escolar | EXPOSITIUM 17/06/2022
- DAC | Desenvolvimento Sustentável na Terra 13/06/2022
- Miguel Guedes na Final do Concurso Nacional de Leitura 09/06/2022
- Dia do Patrono: Convite 06/06/2022
- Associação de Pais: Assembleia Geral 03/06/2022
- EB1 Condeixa | Exposição de Artes Visuais 03/06/2022
- Anobra | Mercadinho da Primavera 02/06/2022
- DAC – 8.º Ano | Diversidade Cultural 31/05/2022
- Roteiro Digital: “Paisagens Poético-Musicais” 29/05/2022
- Trabalho Interdisciplinar: Buracas do Casmilo 29/05/2022