O Mar Longe da Costa

ANO LETIVO 2012/2013 

 


Em outubro de 2012 a Associação de Pais abraçou um desafio colocado pela direção do agrupamento de escola de Condeixa-a-Nova e concorreu a um projeto Ciência Viva denominado “Pais com Ciência”.

Para a dinamização deste projeto a Associação de Pais conta com a valiosa ajuda e participação de dois biólogos marinhos, Sérgio Leandro, Professor Adjunto da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche e Sónia Cotrim, Investigadora Pós-Doutoramento do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

Envolvimento de biólogos marinhos : O papel de um cientista, não se deve resumir somente a realizar

Imagem7

investigação científica. Deve dar o seu contributo para a divulgação do conhecimento e promoção de uma cultura científica junto da comunidade e sobretudo junto dos mais jovens. Foi nesse sentido que os biólogos marinhos Sónia Cotrim Marques e Sérgio Leandro decidiram integrar de modo voluntário o projeto “O mar longe da costa”, demonstrando um elevado empenho para o seu sucesso.

A ideia fulcral deste projeto, cuja candidatura foi aprovada em janeiro de 2013, com o nome de “O Mar Longe da Costa”, visa a educação e a sensibilização dos mais novos para a importância que o mar assume nas nossas vidas, tendo um papel de especial relevo no contexto atual em que a sociedade portuguesa pretende tirar proveito do seu maior recurso natural – o Mar.

Pretende-se o despertar de vocações, que conduzam à formação de uma geração dotada de competências nos mais diversos domínios do conhecimento marítimo, assim como na criação de uma massa crítica que defenda o mar português.

Com início em fevereiro de 2013 dinamizaram-se um conjunto de ações dirigidas aos mais novos, de destacar:

 

Clube das ciências do mar: Este clube tem funcionado, desde abril, na sala de ciências da

Imagem6

Escola Básica nº1, durante o intervalo grande da manhã, às quintas-feiras. Para assegurar o seu funcionamento está um membro da Associação de Pais – Sónia Duarte, onde dinamiza atividades interativas em que o objeto principal são os oceanos. Este clube tem a supervisão pedagógico-científica de um investigador que fornece o material de suporte às atividades realizadas.

 

 

Imagem01

VISITAS A LABORATÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO RECURSOS MARINHOS, nomeadamente a Peniche, com as temáticas “Conhecer para compreender”, “conhecer para proteger“ – sensibilização e educação ambiental para os valores e importância dos ecossistemas marinhos. Estas visitas, distribuídas por três dias contam com o apoio e a presença de investigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.

.

Imagem4

 

O mar é um laboratório

Foram dinamizadas, até ao momento, seis atividades laboratoriais nas instalações da Escola Básica nº1, promovidas pelos investigadores Sónia Cotrim e Sérgio Leandro. Estas  sessões foram divididas em três grandes grupos, o primeiro constituído pelos meninos da pré, o segundo pelos meninos do 1º e 2º ano e por último o terceiro grupo formado pelos meninos do 3º e 4º ano. Nestas seis sessões foram abordados diversos temas, e foram respondidas muitas questões, tais como: O que comem os peixes? Como são os animais da Antártida?

Que tamanhos podem ter os peixes? O que faz um biólogo marinho? Será que se pode comer qualquer peixe? Há tubarões em Portugal? Entre outras… Foram representados os icebergs e uma das sessões contou com a presença de um convidado especial: um caranguejo. Ainda aprenderam a fazer origamis de peixes e peixes de esponja….

Ciência trocada em miúdos:

Imagem1

Realizaram-se duas palestras asseguradas por investigadores e docentes do ensino superior dadas na Escola Básica nº1, com os temas: “O mar de Pólo a Pólo! “ e “Berlenga – um laboratório natural! “

A primeira palestra foi assegurada pelo biólogo marinho, José Xavier, um dos poucos portugueses que estuda os pinguins no Pólo Sul, já indo na sua oitava campanha científica na Antárctica. Na sua palestra falou dos pinguins, das focas, dos albatrozes e da sua vida na Antártida.

 

 

Na segunda palestra o biólogo marinho, Sérgio Leandro, veio falar da sua experiência nas Berlengas – Reserva da

Imagem2

Biosfera da Unesco, das espécies que aí poderemos encontrar e ainda dos navios afundados nessa zona do nosso mar. Concluiu a sua apresentação mostrando um vídeo das Berlengas onde se podiam ver golfinhos, abrindo o apetite a todos os pequenos para a visita de estudo a Peniche. É de realçar que esta palestra foi realizada no dia 20 de maio, Dia Europeu do Mar.

 

A 7ª edição da Semana da Leitura, foi centrada na temática do MAR. “Esta iniciativa realizou-se entre 11 e 15 de março de 2013, e pretendia convocar a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo”. A Associação de Pais aproveitou o momento para promover a leitura através da apresentação de alguns livros na biblioteca escolar, dinamizada pela Teresa Mendes, membro da Associação de Pais.

Imagem3

Dia do agrupamento, no dia 15 de abril a Associação de Pais juntou-se ao agrupamento de escolas de Condeixa-a-Nova, por forma a divulgar as suas atividades para a restante comunidade, com o intuito de aumentar o Clube das Ciências do Mar aos alunos do 2º e 3º ciclo no próximo ano letivo.

Para o próximo ano letivo continuaremos com estas e outras atividades, palestras e saídas de campo… ATÉ LÁ!

 

o mar-Model logotipo logo1[1] Logotipo - CEF

Logotipo Agrupamentologo_condeixa_camara_municipal1