Erasmus+

PROJETO ERASMUS+ “School of Change” (Escola de Mudança)

O Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, mais concretamente, a Escola secundária Fernando Namora encetou um projeto  de intercâmbio no âmbito do programa Erasmus +, “School of Change” (Escola de Mudança), com a Escola de Turismo de Dubrovnik, Croácia, o Liceu Miron Costin de Pascani, Roménia e a Escola Toki Esenkent Ortaokulu de Istambul, Turquia. Este projeto, que se iniciou no dia 1 de Outubro de 2020 e que terá a duração de 24 meses, está relacionado com a biodiversidade e tem como objetivos a reflexão

sobre: a biodiversidade do país de origem; espécies animais e vegetais potencialmente em risco; ameaças ambientais geradas pela aç

ão humana diária; e, finalmente, conceber métodos que reduzam a produção de desperdício através da reciclagem, reutilização e adoção de comportamentos e estilos de vida que promovam a consciência cívica. Um dos principais objectivos deste projeto é o envolvimento de toda a comunidade escolar e local através da implementação de planos de ação e disseminação de eventos.

O produto final consistirá na elaboração de um folheto explicitando a redução do impacto do homem no meio ambiente, começando na escola e estendendo-se às comunidades locais. Este folheto será publicado online, nas plataformas eTwinning, e Erasmus + Project Results. Cada escola selecionou 24 alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos (do 9º ao 11º ano). Destes, 18 deslocar-se-ão às escolas participantes (6 por cada intercâmbio), os restantes ajudarão na preparação de todos os intercâmbios. Foram selecionados 8 professores, dos quais 6 acompanharão os alunos durante as viagens (2 por intercâmbio) e 2 ajudarão na preparação de atividades.

Até este momento, os alunos selecionados trabalharam semanalmente em grupo (presencialmente ou online) com os diversos professores participantes no projecto; realizaram várias experiências, bem como, trabalhos que focam a biodiversidade local e as ameaças que esta enfrenta. Para além disso, um grupo de alunos realizou um vídeo sobre aproveitamento e reutilização do plástico que foi colocado na página de Facebook do projecto. Foram ainda encetados contactos com associações ambientalistas locais, tendo sido obtida uma resposta favorável da associação “GPS Grupo Protecção Sicó.”

Durante o primeiro intercâmbio, realizado em Dubrovnik, na Croácia, de 9 a 15 de maio, foi apresentado um resumo destes trabalhos, feita a apresentação da nossa escola, e os alunos participaram em oficinas sobre reutilização de vidro, madeira e têxteis.

O próximo intercâmbio realizar-se-á em outubro, na Roménia onde se debaterão questões como a gestão de desperdícios.

Atividades Desenvolvidas em Dubrovnik

Visita a empresa Floema

Os alunos do projeto Erasmus , visitaram a empresa Floema em Alcabideque, ontem,  dia 10 de novembro.
A empresa produz equipamentos e sinalética sustentáveis, em plástico 100% reciclado, que se integram perfeitamente na paisagem causando o mínimo impacto possível no meio ambiente. Veja as fotografia abaixo.

Arte & Máscaras: Alerta para a Poluição dos Mares

Intercâmbio | Pascani, Roménia

O quarto e último intercâmbio, no âmbito do programa Erasmus+ “School of Change”, decorreu durante os dias 1 a 7 de maio, na cidade de Pascani, Roménia.
O grupo composto pelos docentes Ana Luísa Silva e Mário Diogo e as alunas Ana Leonor Santos, Ana Rita Coelho, Diana Canais, Inês Ferreira, Maria Ana Lima e Rita Gabriel participou nas diversas actividades dinamizadas pelo país anfitrião, salientando-se a análise de níveis de poluição contidos em amostras de água do Oceano Atlântico, Mares Adriático e Negro.
O grupo visitou a Reserva Natural de Dragos Voda, a região de Bicaz e a garganta Bicazului e o Lago Vermelho, bem como a cidade de Iasi (centro e Jardim Botânico).
Com este intercâmbio se conclui o ciclo de mobilidades. No entanto, o grupo envolvido continuará a desenvolver as boas práticas iniciadas com o projecto, tais como o controle do desperdício e o incentivo ao desenvolvimento sustentável na comunidade.

Apresentação dos Trabalhos Desenvolvidos

No passado dia 9, os alunos do projecto Erasmus +, apresentaram perante a comunidade escolar e local o trabalho desenvolvido durante os dois anos que estiveram integrados neste projecto.
Esta apresentação incluiu  momentos dos quatro intercâmbios internacionais e, ainda,  o que vai continuar a ser feito no próximo ano lectivo (campanha de “clothes swapping” e limpeza da floresta).
Durante este período os alunos puderam desenvolver outras competências,  nomeadamente linguísticas,  sociais e comunicacionais decorrentes do convívio com outras culturas e costumes.
Os professores envolvidos congratulam-se com o excelente trabalho apresentado por este grupo de discentes.