Projeto de Ação Climática | 2023
Pelo terceiro ano consecutivo a escola Secundária Fernando Namora participou no Projeto de Ação Climática (“Climate action project” https://www.climateactionproject.org/), que tem como principal objetivo mudar o comportamento dos alunos e a mentalidade da sociedade em relação às mudanças climáticas e às ameaças ambientais por meio da educação.
Neste sentido as turmas C do 10º ano e A, do 12.º ano, desenvolveram atividades, multidisciplinares (Biologia e Geologia, Cidadania, Português e Inglês), com o objetivo de estimular a consciencialização para questões ambientais tornando-se cidadãos ativos. O projeto visa, ainda, desenvolver competências importantes como criatividade, empatia, resolução de problemas do mundo real, colaboração e pensamento crítico. Decorreu ao longo de 6 semanas, com início a 25 de setembro e términus a 2 de novembro. No seu 7º ano consecutivo, o projeto envolve cerca de 4,400,270 estudantes, de 12,858 escolas de 155 países, com idades entre os 4 e os 21 anos.
Num espírito criativo e colaborativo, desenvolveram-se atividades aplicadas às causas das alterações climáticas. Como resultado elaborou-se uma extensa lista que foi acrescentada à já existente na plataforma do projeto. Finalizou-se com a elaboração do vídeo Semana 1.
A semana 2 teve como pano de fundo os efeitos das alterações climáticas a nível local, elaborando-se, novamente uma lista para a adicionar à da plataforma. Iniciou-se o acompanhar suas ações por meio do aplicativo EarthProject. Todos podem participar. Código do grupo. (Agrupamento de Escolas de Condeixa) NmYQZeJBi . Elaborou-se o vídeo Semana 2.
Na semana 3, passámos do local para o global. Quais os efeitos das alterações climáticas ao nível global. Deveríamos estabelecer interação com escolas de outros países, atividade que só foi possível na semana 5. Da semana 3 resultou um novo vídeo Semana 3.
Seguiu-se a semana 4. Durante esta semana os alunos apontaram potenciais soluções para diminuir as alterações climáticas e acrescentaram-nas à lista na plataforma do projeto.” Seguiu-se o vídeo da Semana 4.
Durante a semana 5, os alunos trocaram descobertas/ideias durante interações ao vivo, nomeadamente com alunos de uma escola da Índia. Nesta semana deveriam plantar uma árvore, mas, dado o mau tempo não foi possível. Reciclaram óleo alimentar usado para produção de sabão. (Vídeo disponível) entre outras atividades evidenciadas no vídeo da Semana 5.
Continuando para a semana 6. Nesta semana ocorreu o ponto alto do projeto o “Climate Action Day” Onde para além de cientistas de renome internacional, participam membros de governos de países envolvidos e alunos participantes no projeto. É a semana virada para os media. Os alunos agem e trazem mudanças na escola, em casa, e na comunidade. Vídeo da Semana 6.
Os participantes desejam-vos Boas Práticas Ambientais.