No âmbito da comemoração do dia de S. Martinho – os alunos do 1º B, da EBNº1 de Condeixa, da professora Maria de Deus, divertiram-se muito com as atividades realizadas ao longo da semana. Na sala de aula, concretizaram-se várias atividades. O início do trabalho foi a apresentação da lenda (vídeo) e sua exploração oral. Todos foram sensibilizados para a importância da necessidade da partilha, solidariedade e empatia para com o outro. Na matemática, foram feitas adições e subtrações recorrendo ao manuseamento de castanhas, bem como feito um trabalho sobre Dados (construção de tabelas com frutos de outono).
Deu-se continuidade às atividades com a preparação de materiais para uso próprio no dia da festa da castanha com trabalhos de pintura, recorte e colagem para a elaboração da coroa a usar na cabeça e de um cartucho para as castanhas assadas. Assim, foi elaborado numa DAC (Domínios de Articulação Curricular) nas disciplinas de Português, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento, Música/Dança e Artes Visuais, uma atividade de articulação entre a professora titular e a professora das AEC, Cláudia Filipe. Contou-se ainda com a colaboração das famílias, que foram convidadas a participar com objetos e adereços para a dramatização da Lenda feita pelos alunos. Foram cantadas várias músicas alusivas ao magusto, sendo a escolhida “Uma, duas, três castanhas”. A professora fez um vídeo com a turma a cantar e a dançar em que todos gostaram imenso de participar.
O culminar do dia de S. Martinho foi a degustação das castanhas e as brincadeiras “enfarruscadas” com a presença dos alunos, professores, educadoras e funcionárias da EBNº1 de Condeixa, e que contou ainda com a colaboração dos Bombeiros Voluntários. A professora Alcina, Coordenadora da Escola, fez uma pequena demonstração do magusto à antiga, com castanhas assadas numa fogueira feita com caruma.
Todos agradecem o apoio da Associação de Pais que ofereceu as castanhas e da cozinha da EBNº2, que disponibilizou os seus fornos para as assar.
Mais uma vez, a Lenda cumpriu-se! Dois dias antes da festa choveu imenso, mas no dia de S. Martinho surgiu um sol de estio, um dia de calor bem agradável.