18/04/2024
À atenção dos pais e encarregados de educação dos alunos. Comunicado sobre as Provas de Aferição e Exames
À atenção dos pais e encarregados de educação dos alunos. Comunicado sobre os exames do 9º ano e secundário
CONDEIXA A PEDAL
17/04/2024
Inscreve-te, vem participar.
16/04/2024
A partir desta semana, a Equipa de Saúde Escolar vai dinamizar o "Espaço Saúde" para os alunos da Escola Básica n.º 2 e da Escola Secundária Fernando Namora. O objetivo primordial do “Espaço Saúde” é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, onde os estudantes possam encontrar apoio e orientação em relação à sua saúde, independentemente da natureza dos seus problemas. No "Espaço Saúde" os alunos poderão contar com a Enfermeira Tânia Gonçalves e os estudantes de Enfermagem Francisca Gonçalves e Pedro Oliveira. Os alunos interessados podem procurar este espaço nos seguintes horários:
Escola Secundária: quintas-feiras, 12.30h/14h no gabinete de ação social
Escola Básica: segundas-feiras, 12.30h/14h no gabinete médico
15/04/2024
As datas para as matrículas escolares no ano letivo 2024/2025 são as seguintes: a) Entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio, para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico; b) 2.º, 3.º, 4.º, 5.º anos do ensino básico de 6 de julho a 12 de julho; c) 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade de 22 de junho até 2 de julho; d) 10.º e 12.º anos de escolaridade de 15 de julho a 20 de julho. A matricula e renovação de matrícula são realizadas no PORTAL das Matrículas
08/04/2024
14/03/2024
No âmbito do Dia Internacional da Matemática (14 de março), as alunas do 11.º A, Ana Miguel Melo e Lara Machado, escreveram uma letra para uma canção alusiva ao pi/Matemática e a aluna Margarida Figueiredo fez o acompanhamento musical. A canção foi cantada por todos os alunos da turma, nesse dia, no átrio da escola e na sala de professores, tendo as três alunas referidas, motivadas pela professora Helena Bidarra, participado com um vídeo, incluindo uma parte da música, no concurso “Brincando com a Matemática”, promovido pela Associação de Professores de Matemática.
Imagem retirada do vídeo
(Grupo de Matemática, abril de 2024)
14/03/2024
No dia do pi, a matemática a sorrir, Um número irracional, para nos divertir Círculos, esferas, o seu encanto a brilhar O dia do pi acabou de chegar Formas geométricas, vamos criar Porque até aos matemáticos nos sobrepomos Mais problemas vamos ter de analisar Mas de paciência nós dispomos Já não chegavam as letras nas contas Que veio o pi para complicar Caiu na matemática como uma bomba E a nossa cabeça começou a fervilhar E agora para terminar Agradecemos ao pi e à matemática Por de forma problemática A média nos virem baixar
Informa-se ainda que os vídeos com os trabalhos mencionados estão disponíveis na plataforma do Facebook, à espera do “gosto” de toda a comunidade educativa, nos seguintes links:.
https://dim314-concurso2024.apm.pt/show/94418617-f1f1-11ee-9f2a-02420a000112
14/03/2024
No concurso “MATEMATICA E GRANDES OBRAS DE ARTE 2023/2024”, organizado pela Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática, em conjunto com o Departamento de Matemática da FCTUC e o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, participaram os alunos André Panão e Maria Alverca Leitão do 10ºA, orientados pela professora Maria Celeste Oliveira, com o trabalho “Encantamento matemático “, ao qual foi atribuído uma Menção Honrosa da Categoria B
RESUMO: A escolha desta obra deve-se ao facto desta pintura estar repleta de simbologia e metáforas. O elemento em destaque são as borboletas, símbolo de renascimento e transformação, conjugado com sentimentos de felicidade e esperança, o que, na nossa opinião, muito se relaciona com a matemática. As velas do barco, em forma de borboletas e símbolos π, representam o conhecimento matemático, que é a base de profundas mudanças e transformações científicas, tecnológicas e sociais. O barco aventura-se pelo desconhecido em busca de tesouros, fazendo-se assim uma analogia com a descoberta do pi, que foi de grande importância para a matemática, mas difícil de alcançar, tendo havido, com certeza, alguns desafios. A aproximação do barco à ilha, simboliza o início da partilha de sonhos e esperanças com outras pessoas. Analogamente, também a matemática deve ser partilhada e divulgada, para que todos possam adquirir competências, habilidades e se transformem em elementos de mudança na sociedade
NOTA: A obra de arte original “Departure of the Winged Ship” (Partida do Navio Alado) do artista Vladimir Kush é muitas vezes atribuída ao pintor Salvador Dali, contudo trata-se de uma informação falsa. A obra consta na lista de obras do artista. O estilo da pintura de Vladimir Kush é surrealista (tal como o de Salvador Dali), contudo o pintor identifica a sua arte com o "realismo de metamorfose" ou "fine art”. (Grupo de Matemática, abril de 2024)
(ver site https://kushfineart.com)
26/02/2024
Antes de 74 houve uma vida. Depois disso renasceu-se para outra. Vidas passadas, mas que se exigem presentes, sobretudo pelo dever de contar, de não deixar cair no esquecimento. Histórias tiradas a papel químico dos muitos que sofreram na pele a história negra deste nosso Portugal, sobretudo as escritas pelo punho feminino na luta revolucionária. Muitas morreram, outras tantas preferiram o anonimato dos acontecimentos, mas o eco das poucas reacionárias preenche o silêncio deixado. É o caso de Conceição Matos, a mulher mais torturada pela PIDE e cuja valentia lhe valeu uma música de Zeca Afonso, que, acompanhada pelo marido, Domingues Abrantes, histórico dirigente comunista do PCP, serão os protagonistas desta conversa, que se pretende intimista, em rememória a esses anos duros de resistência contra a ditadura, à prisão e à tortura de que foram alvo durante o regime fascista de Salazar.
15/02/2024
Histórias e Retalhos 8 Fevereiro Projeto Património para Valorizar Coimbra Oeste, Soure, Lousã e Condeix a 9 fev, 2024 - 08:03
Divulgação | Atividade Interescolas | Participação do 5.º D
Atividade interescolas realizada no dia 8 de fevereiro, em Condeixa-a-Nova, e que envolveu as seguintes escolas e turmas do 5.º ano: EB2/ 3 Condeixa – 5.º D AECO – (Inês de Castro e Taveiro) AE. Lousã ( 2 turmas EB1 de Lousã e Escola sede) AE Soure (1 turma).
Os materiais usados para a elaboração dos trabalhos foram diversos, apelando-se à reciclagem, sempre que possível. Com esta atividade procurou-se igualmente promover, junto dos discentes, a pesquisa de informação e a consolidação de conhecimentos, bem como o sentido crítico e a criatividade. As docentes de História do oitavo ano de escolaridade agradecem a todos os que colaboraram nesta iniciativa, tornando possível a sua concretização. As professoras de História
Exposição “Viagem Pelos descobrimentos”
23/01/2024
Com o objetivo de tornar a aprendizagem da História mais prática e apelativa, foi proposto aos alunos do 8º ano a realização de trabalhos alusivos à expansão ultramarina, que estarão expostos no átrio junto à sala dos professores e no corredor que lhe dá acesso, de 10 de janeiro, até ao final do 2º semestre. Nesta exposição podemos rever algumas das figuras ligadas à expansão ultramarina, as embarcações dos descobrimentos, os instrumentos de orientação usados, bem como mapas das viagens de descoberta, das rotas comerciais e os produtos transacionados.
04/01/2024
Outro grupo de alunos do 4°B pintou cenários, preparou os figurinos e dramatizou o texto “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” adaptado do livro da escritora Ana Saldanha. Ambas as peças foram encenadas com o apoio da equipa da biblioteca escolar.
As alunas da sala de multideficiência da ebn°3 acabaram o ano com uma bela surpresa. Foram presenteadas com duas peças de teatro de Natal. Foram momentos muito emotivos e divertidos, que mostram como as aprendizagens e o desenvolvimento de competências podem acontecer fora da sala de aula… E como a solidariedade e a vontade de agradar os outros move montanhas.