Your browser does not support HTML5 video.
O Clube Ciência Viva do Agrupamento de escolas de Condeixa-a-Nova está inserido numa rede nacional destes projetos que têm como princípios orientadores: desenvolver as competências de ordem prática em laboratório, fomentar o gosto e a curiosidade pelo conhecimento científico, e sensibilizar os alunos para a aplicabilidade científica e tecnológica dos conteúdos abordados em sala de aula. Nos últimos anos tem registado progressos notórios, em 2018/2019 foi posto em prática, em turmas do quarto ano do primeiro ciclo, foi utilizado o material que já existia nas escolas do primeiro ciclo, e que estava na altura operacional, transportando o professor consigo os reagentes e materiais que eram possíveis transportar pelos seus próprios meios para o efeito.Por sugestão da Diretora da escola, na altura, foi preparada uma candidatura de financiamento externo, no âmbito do Portugal2020, com atividades de enriquecimento curricular para os diferentes ciclos de ensino do agrupamento, oprojeto submetido foi aprovado e implementado.
Entre o ano de 2019 e 2021, e em estreita colaboração com o Exploratório Centro de Ciência Viva de Coimbra, foram implementados workshops eminentemente práticos sobre temáticas tão diversificadas como: Geologia; Robótica; Sustentabilidade Ambiental Energética, Gestão de Resíduos; e Corpo humano foram implementados na EBn2 com grande adesão por parte dos alunos.
No primeiro Ciclo os alunos tiveram acesso ao Planetário, no pré-escolar foi implementado o “Exploraestórias”, e no Ensino Secundário foi promovido o contato com investigadores Universitários, nas áreas abordadas pelos conteúdos programáticos nomeadamente: Biologia Molecular; Química Medicinal; ou ainda Sustentabilidade e Energias Renováveis. Este projeto foi implementado com uma taxa de execução plena de 100 %, tendo culminado com a participação do agrupamento no Forum Nacional de janeiro de 2021, implementado em formato digital, com os registos multimédia das evidências do trabalho entretanto implementado.
Workshops eminentemente práticos sobre temáticas tão diversificadas como: Geologia; Robótica; Sustentabilidade Ambiental Energética, Gestão de Resíduos; e Corpo humano foram implementados na EBn2 com grande adesão por parte dos alunos.
Paralelamente e internamente em 2019/2020, na EBn2, foram dinamizadas pela primeira vez oficinas regulares de Físico-Química, com um grupo fixo de alunos que desenvolveram as suas competências de ordem prática/laboratoriais semanalmente, tendo sido bem sucedida. Esta iniciativa foi alargada em 2020/2021 a Ciências Naturais, e com a adesão crescente por parte dos alunos foram abertas em 2021/2022, as Oficinas de Pensamento Computacional e Programação, que funcionaram desde então e de forma regular até ao presente ano letivo. No Ensino Secundário, e após o projeto de financiamento as iniciativas não se esgotaram, tendo sido estabelecida uma parceria com a Universidade Vasco da Gama, para implementação do projeto SAFE/Micro Mundo, sobre Biologia Molecular, também este dinamizado ao longo dos anos com grande adesão por parte dos alunos a frequentar a Escola Secundária Fernando Namora, onde é salientado o fundamento científico de observações do quotidiano, realizados trabalhos práticos sobre uma temática atual, resistência aos antibióticos, e desenvolvidas as competências de ordem prática/laboratorial todos os anos desde então. A partir do ano letivo de 2022/2023 o clube singrou ainda mais a sua presença na vida do agrupamento, com a organização de um Minicongresso, onde são divulgados e partilhados os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo de todo o ano letivo. Nos últimos anos, e já sob o mandato do atual Diretor do Agrupamento, surgiram duas novas propostas, no âmbito do PRR, uma para o Primeiro Ciclo, outra para o Ensino Secundário Profissional, que obtiveram financiamento externo e desenvolveram os seus projetos, com novas equipas pedagógicas e os seus respetivos Coordenadores.